Personagens para o nosso Livro de Contos
Recolher dados e organizá-los em forma de gráfico de barras;
Perceber que o gráfico apresenta dados quantitativos, que permitem contagens e comparações.
Folhas quadriculadas (uma para cada aluno);
Cartaz com os tipos de personagens de contos já estudados;
Pequenos quadradinhos de papel, de cor diferente do cartaz.
Introdução: A classe está trabalhando num projeto de estudo e escrita de contos. A proposta agora é escrever alguns contos para formar um livro e, juntos, alunos e professor decidirão que tipos de personagens farão parte dos contos. Fizeram uma lista que inclui personagens como bruxas, vampiros, fadas, dragões, príncipes e princesas.
É apresentado à sala um problema: “Como podemos fazer para descobrir quais são os personagens preferidos pelos alunos desta classe para o nosso livro de contos ?”
Desenvolvimento: Depois de ouvir algumas sugestões da classe, que está acostumada a fazer votações, coloca o desafio de que não podem esquecer os resultados e que é preciso saber quantas crianças votaram em cada personagem.
Propõe o registro num cartaz, em que estarão escritos os tipos de personagens levantados pela classe, em forma de lista, de forma que haja espaço diante de cada um deles.
Distribui a cada aluno um quadradinho de papel colorido e pede que, organizadamente, os colem na frente do nome do personagem que escolheram.
Dessa forma, obtém uma representação horizontal de um gráfico de barras, onde cada quadradinho representa o voto de uma criança.
Observando esse gráfico, os alunos discutem e respondem questões colocadas pela professora, como por exemplo:
a) Qual foi o personagem mais votado ?
b) Se formos escolher três personagens para nossos contos, quais serão eles, de acordo com as preferências da classe ?
c) Que personagem recebeu mais votos: a bruxa ou a fada ?
Os dados assim organizados podem ser utilizados para planejar a produção dos contos para o livro.
Registro: Como forma de sistematização, a professora solicita que os alunos copiem esse gráfico e respondam a questões sobre ele:
a) É possível, através desse gráfico, descobrir quem votou no vampiro para personagem
do conto ?
(avaliar se as crianças percebem que o gráfico não fornece esse tipo de informação)
b) Qual o personagem que recebeu mais votos ?..................... Quantos votos esse
personagem recebeu ? ............................................
c) Algum dos personagens não recebeu nenhum voto ?
d) Houve algum empate: o mesmo número de votos para dois dos personagens ?
e) Complete: O personagem ....................... recebeu mais votos que o
personagem ......................................
f) Invente uma pergunta que possa ser respondida observando o gráfico que construímos:
Situações de retomada do que aprenderam: após esta atividade, a classe poderá ser convidada a pesquisar dados e construir outros gráficos, para este ou para outros projetos (escolha do título do livro, preferência do público por contos de medo, de fadas ou de amor, etc.).
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