Tangram
Desenvolver o raciocínio lógico e geométrico (habilidades de visualização, percepção espacial e análise das figuras), e praticar as relações espaciais e as estratégias de resolução de problemas, por meio da construção e utilização do Tangram.
Dar continuidade ao trabalho com figuras geométricas planas, quebra-cabeças e à temática países, propondo às crianças que montem seu próprio quebra-cabeça chinês. Estimular a percepção espacial e a criatividade propondo diferentes montagens possíveis de serem feitas com o Tangram.
- Relembrar a bandeira e a localização da China no mapa-mundi
- Contar as lendas chinesas que explicam a origem do Tangram
Explicar que o Tangram é um quebra-cabeça chinês composto por sete peças
Mostrar um Tangram às crianças e pedir a elas que identifiquem quais as figuras geométricas que o formam
Propor a confecção de um Tangram
– Confecção do Tangram
Fornecer a cada criança um papel quadrado
Fazer junto às crianças, passo a passo, as dobras necessárias para formar as figuras geométricas
Depois de demarcadas, recortar todas as figuras
– Propostas de atividades
Pedir que formem novamente um quadrado com todas as peças e sem sobrepô-las
Mostrar diferentes figuras formadas com o Tangram e pedir que tentem fazê-las
Pedir às crianças que formem suas próprias figuras
![]() |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
© 2010 - Clube de Matemática - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
|