Unidades de Medida
Trabalhar e comparar o uso/ precisão de diferentes instrumentos de medida. Organizar e analisar dados recolhidos em ordem crescente/ decrescente e por meio de tabela. Formulação de hipóteses para comparar os diferentes instrumentos de medida.
A partir da vivência de utilizar vários instrumentos de medida, partindo do corpo humano, mediar as hipóteses dos alunos perante os diferentes valores aferidos.
- Sorteio dos grupos de trabalho para confecção de uma tabela com a medida da altura de todos os membros sendo feita de diferentes formas.
Os membros do grupo medirão em palmos a altura uns dos outros para depois compararem os resultados. Diante da incompatibilidade de resultados iremos propor que com a régua meçam suas mãos (para constatarem a diferença entre seus tamanhos).
Em seguida apresentaremos a trena e a fita métrica como instrumentos que podem ajudá-los a medir seus colegas com maior precisão.
- Organização dos dados em ordem crescente e decrescente
![]() |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
© 2010 - Clube de Matemática - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
|