Mapas
Perceber e compreender como as medidas são transpostas para os mapas de acordo com uma escala. Elaborar estratégias para desenhar a planta física da sala de acordo com uma escala.
Mostrar o mapa que representa a distância entre lugares freqüentados pelos alunos, como a planta da escola ou o mapa do bairro onde esta se localiza. A partir disso, passam a ter recursos, por meio da mediação do docente, para criar hipóteses de como foi feita a escala para representar as distâncias no mapa apresentado.
- Medir com as crianças e medir em passos a distância entre o pátio e a sala.
- Retomada dos instrumentos de medida utilizados na aula anterior.
- Apreciação de mapas.
Mostrar a distância contada em passos representada em um mapa (planta da escola)
Observar o mapa-múndi
Discutir como são feitas e a importância dessas representações (que representam grandes distâncias em um espaço menor)
- Confecção do mapa da sala.
As crianças terão o desafio de (em grupos) medir a sala, e para isso poderão utilizar o recurso/ instrumento que acharem melhor.
Cada grupo tentará representar as medidas da sala em uma folha de sulfite A3, escolhendo uma escala adequada.
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