As Formas Geometricas do nosso dia-a-dia
Observar a geometria dos desenhos e da paisagem.
Identificar figuras geométricas, desenvolvendo uma apreciação da geometria como uma forma de descrever o mundo físico.
Papel, lápis, tesoura e cola.
- Estratégia
Desenho Livre
- Pede-se para que os alunos desenhem livremente.
Desenho Induzido
- Observando e mostrando para a classe alguns desenhos produzidos por eles próprios, o orientador escolhe uma forma geométrica, que tenha aparecido em um dos desenhos;
- Sugere-se para que todos tentem reproduzir a mesma forma, observando as propriedades da original, por exemplo, no caso de retângulo, quatro lados/linhas retas, qual dos lados é maior, lados paralelos e perpendiculares;
- A partir da reprodução da forma escolhida, os alunos devem usar a criatividade e desenvolver um desenho tendo como base a figura desenhada;
- Pode-se repetir com figuras que apareçam em outros desenhos.
Observando as figuras geométricas da paisagem
- Convida-se os alunos a um passeio, no qual eles devem identificar as figuras que possuem as mesmas propriedades das da atividade anterior;
- Induz à necessidade de dar nome a essas formas/figuras, tão presentes no nosso dia-a- dia, de acordo com suas propriedades, deixando primeiramente os alunos sugerirem os nomes;
- Conta-se que já existe um nome para a figura, ensinando-o e sugerindo que perguntem aos pais, irmãos mais velhos e amigos, para verificarem se esses nomes são muito conhecidos, e se as pessoas usam no cotidiano.
<< Voltar Próximo >>