SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS 13 a 15 de agosto de 2008

SEMINÁRIO


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Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Avenida da Universidade, 308 - Cidade Universitária
Butantã - São Paulo - SP
CEP 05508-900

OBJETIVOS DO SEMINÁRIO

1)      Apresentar trabalhos dos professores universitários sobre pesquisas relevantes diretamente ao ensino de Geografia e Ciências e as metodologias de ensino que ainda não tem um debate consistente nas áreas;

2)      Debater os principais temas sobre ensino tanto no Brasil como em outros países;

3)      Trocar idéias e experiências entre os países e os resultados parciais ou totais de pesquisas;

4)      Apresentar pesquisas de orientandos realizadas em escolas públicas;

     5)    Divulgar os resultados das pesquisas realizadas para o público.

 

             Ao propormos a apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pelos professores universitários e alunos da pós, preocupamo-nos com as novas perspectivas educacionais que são incorporadas pelas escolas ou que estão presentes nas orientações curriculares dos Estados. Nesse sentido,  faz-se necessário ampliarmos os debates teórico-metodológicos das principais concepções no campo da epistemologia da Geografia escolar e da aprendizagem e ensino de Ciências (no campo pedagógico).

            Durante os debates, espera-se que sejam apresentados resultados das pesquisas realizadas em ambientes escolares e linhas de pesquisas, trazendo novas perspectivas.

            A divulgação destes resultados é de suma importância, na medida em que se amplia para o grupo de pesquisadores as metodologias empregadas nas pesquisas, o desenvolvimento das atividades na escola, como esta recebe essas propostas, o que melhorou no ambiente, no que os professores contribuem para a mediação do conhecimento escolar, no que resultam as intervenções acadêmicas, entre outras questões pertinentes à organização da metodologia no campo educacional.

            Neste contexto, ao articular pesquisadores de diferentes universidades e países, contribui-se para a troca de experiências sobre a prática escolar e, permite-nos, ampliar a discussão referente aos resultados até agora alcançados e aos métodos utilizados.  

As diversas informações provenientes dos resultados parciais ou totais das pesquisas proporcionam trocas importantes para avaliar e repensar as práticas educativas no Brasil, aumentando as discussões não só no âmbito acadêmico, como também no âmbito social, cultural e educativo na escola.

            Por isso, organizar um seminário com diversos pesquisadores tanto do Brasil de diferentes estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, quanto dos países Portugal, Espanha, Chile e Colômbia, permitirá diagnosticar e elaborar em breve estado da arte sobre as investigações voltadas para o ensino e a aprendizagem. Possibilitará, ainda, ampliar o debate sobre as diversas culturas, valores e idéias que promovem a busca permanente na articulação dos campos teórico e prático, aperfeiçoando concepções fundamentais para fornecer novas formas de se trabalhar na escola pública.

 

© 2008 Gislaine Munhoz e Edson Almeida


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