Educação em Química e Multimídia


QUÍMICA NOVA NA ESCOLA
Ferramentas de busca

nº7, MAIO 1998


micro11.jpg (16832 bytes)

ferramenta.jpg (24503 bytes)

 

Marcelo Giordan



Altavista

altavista.jpg (9280 bytes)


O Altavista ( http://www.altavista.com ) é provavelmente a fonte de busca contendo o mais vasto banco de informações cotalogadas na Web. A pesquisa nos documentos da rede é feita pelo software Scooter (cuja tradução é velocípede), especialmente desenvolvido pela empresa Digital Corporations, que funciona como um aranha que sai pela rede catalogando doumentos, através das palavras que formam os hipertextos. Portanto, o banco de dados do Altavista "não pede licença" para catalogar os documentos disponíveis na Web, o que resulta num imenso conjunto de informações organizados de forma bastante complexa. Para se ter uma idéia da dimensão do serviço, são cerca de 6 milhões de documentos catalogados diariamente ! A busca do tema " ensino de quimica "  restrita  apenas  à   língua

portuguesa (opção do serviço) catalogou 27 ocorrências do termo no banco de dados. São diversas as características do Altavista, sendo de destaque a possibilidade de fazer a consulta somente em documentos escritos num certo idioma.

Nestes dois exemplos acima, pode-se ter uma primeira idéia sobre como a Web pode funcionar como um grande banco de dados. À medida que a rede cresce, os serviços de busca estão se expandindo e se diversificando, visando atender segmentos específicos ou toda a comunidade de usuários da Internet.

 


Uma das competências pessoais que vem ganhando atenção dos educadores é a capacidade de encontrar, organizar e relacionar informações, dentro de uma perspectiva de desenvolver a capaciade de investigação
dos alunos


Este dilema, específico-genérico, vem ocupando espaço nas discussões tanto sobre o ensino nas instituições educacionais, como sobre o próprio desenvolvimento da Internet, sendo muito oportuno que os professores passem a refletir sobre o mesmo no desenvolvimento de atividades de ensino. Afinal, devemos priorizar a especificidade ou a generalidade na formação do aluno ? Como a consulta ao vasto banco de dados da Internet pode contribuir aprimorar as atividades de ensino-aprendizagem nas escolas, sobretudo acerca da educação em química ? Certamente, a "busca" por respostas a estas perguntas passa pelo estabelecimento de uma "rede" de cooperação entre os atores dos ambientes educacionais espalhados pelo planeta.


Página Anterior
Voltar

Próxima Página
Avançar


[introdução]   [cadê?]    [zeek]   [alta vista]    [radar uol]   [glossário]

L@PEQ
© - 2000 Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química
Atualizado em 31/07/2000