Objetivos

Pretendemos pesquisar a gênese da Informática Educacional, traçando um paralelo com as propostas dos Projetos de Autoria, e também, ressaltar os pontos positivos e negativos da operacionalização dentro do ambiente escolar.

Investigar e apresentar possibilidades e procedimentos para a sistematização desta dinâmica de trabalho. Julgamos que tais possibilidades e procedimentos podem resultar em um melhor aproveitamento do processo de aprendizagem, não só porque motivam pela sua total interatividade, mas também porque propiciam uma maior formação do sujeito aprendiz, gerando recursos e meios para o desenvolvimento  integral, potencializando as diferentes habilidades, assim como desenvolvendo o espectro de competências. De forma a conseguir  aquilo que todo professor está em busca; ou seja que o aluno seja capaz de assimilar o conteúdo programático.

Propor e elaborar materiais, procedimentos e processos para a dinâmica e metodologia de trabalho com Projetos, aplicando e acompanhando em campo os resultados destes recursos.

Enfocar dentre os diferentes materiais e recursos, a informática e a telemática como ferramentas auxiliares na realização dos Projetos de Autoria, procurando estabelecer formas de condutas interdisciplinares, principalmente pelo seu apelo, além de seu histórico e gênese como mencionado por Machado (1996):

" O fato da Cibernética e a Informática serem temas que surgiram e se desenvolveram na confluência de diversas disciplinas favorece significativamente a superação de certos obstáculos renitentes ao trabalho interdisciplinar nas escolas, como por exemplo, a dificuldade em ultrapassar os objetos particulares de cada disciplina" (p.255)

 

Back

|Objeto de Estudo|    |Justificativa|   |Bibliografia|