Educação em Química e Multimídia


QUÍMICA NOVA NA ESCOLA
Ferramentas de busca

nº8, Novembro 1998




Marcelo Giordan

       

Assembléias e Chats


É sabido também que os gregos costumavam se reunir nas praças para realizar assembléias e decidir sobre questões relativas às cidades, ou mesmo "prosear" longamente sobre temas instigantes, como a origem das coisas, a formação do mundo, assuntos que interessavam aqueles que se autodenominavam "amigos do saber". Um dos pioneiros e mais célebres deles, Sócrates, posiciona-se decididamente contra a escrita, que considerava um entorpecente para a memória. O filósofo dizia que  "confiando  apenas

nas escrituras, ... só se lembrarão de um assunto por força de motivos exteriores, por meio de sinais, e não dos assuntos em si mesmos". Sócrates não deixou nenhum texto escrito de seu próprio punho, tendo suas idéias chegado até nós através de seu discípulo Platão.

Tem se tornado bastante difundido entre jovens e adultos o hábito de freqüentar salas de bate-papo (chat, do inglês) na Internet. As salas de bate-papo são   ambientes   não   presenciais  de  conversação,


Ler e escrever são prerrogativas para
a comunicação nos tempos
da Internet, ao contrário
do que ocorria na época
dos arautoa na
Grécia Antiga


neste sentido assemelhados às conversas telefônicas, onde várias pessoas podem se comunicar   simultaneamente,    mediadas   por   telas de computadores, de onde se lê as informações, e teclados de computadores, de onde se escreve os textos. Existem salas de bate-papo para todas as idades e grande variedade de assuntos. É comum ocorrer "conversas escritas" entre pessoas localizadas em diferentes partes do mundo voltadas para assuntos que as aproximam, como lazer, música, ciência, negócios, preferências sexuais e muitos outros. Na maior parte das vezes, os computadores comunicam-se por meio de linhas telefônicas, que deixam de transportar as vozes orais para transportar as "vozes escritas" dos interlocutores.

O que há em comum entre as salas de bate-papo da Internet e as discussões entre Sócrates e seus discípulos ? Em ambos os casos, não é necessário que o locutor termine a exposição de suas idéias para que o interlocutor venha a tomar ciência delas. O envio e a recepção da mensagem ocorrem simultaneamente e assim os eventos comunicacionais são ditos sincrônicos. Certamente, as motivações e os assuntos das conversas nas academias gregas há dois mil e quinhentos anos e nas salas de bate-papo da Internet são profundamente diferentes, mas a distância física entre os interlocutores é uma outra diferença marcante: aquelas tendo sido presenciais, eram métricas; estas sendo à distância, são quilométricas. Uma outra diferença reside na oralidade do evento comunicacional entre os gregos, realizado a viva voz, em contraposição à mediação escrita da comunicação entre internautas. A sofisticação das salas de bate-papo tem permitido incluir imagens e animações nas conversas, criar personagens representados apropriadamente de acordo com sua personalidade, o que nos coloca diante de um ambiente inusitado de comunicação.



arrow_blue_left.gif (251 bytes)
Voltar

 Próxima Página
Avançar

[arautos e mensagens eletrônicas]   [assembléia e chats]    [o virtual na sala de aula]
[endereço quentes da internet]   [glossário multimídia]   [bibliografia]

L@PEQ
© - 2000 Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química
Atualizado em02/08/2000