Rotulagem e o conhecimento científico: as noções de natural e químico em conflito.

 

Há ainda algo bastante relevante do ponto de vista da aproximação entre a cultura científica das estratégias de publicidade para venda de alimentos. Hoje em dia, existe um apelo muito forte para que se evite consumir alimentos que contenham algumas substâncias químicas, como colesterol e aditivos de modo geral. Na figura abaixo, pode-se observar a menção explícita de o produto ser totalmente isento de aditivos químicos.

Qual é o sentido do termo aditivos químicos ? Como você considera as classes de nutrientes relacionadas na composição do Mix do ponto de vista de sua origem, ou seja, elas são natural ou artificialmente obtidas ? O que é mais correto afirmar: que produtos como o Mix e o Cookies não contêm química ou não contêm aditivos químicos ? Qual seria o melhor termo para designar oposição a natural ?

 

Os aditivos químicos são assim considerados por tomarem uma parte muito pequena na composição do alimento industrializado, ou que tenha passado por alguma manufatura. Uma outra característica do aditivo é o fato de ele não ter valor nutricional considerável. Para que então servem os aditivos químicos?

Duas teorias concorrentes procuravam explicar o desenvolvimento de doenças até meados do século XIX; uma baseada no conceito de força vital, e que foi proposta por J.B. van Helmont (1579-1644), da qual seres estranhos os organismos se aproveitavam dele e produziam resíduos que envenenavam a vítima; a outra propunha que as doenças eram causadas por um mal funcionamento do organismo, o qual se intoxicava a si próprio (Gouviea-Matos, 1997). Para se atingir a teoria atual sobre as causas de uma doença, ocorreu um forte

embate entre a teoria da força vital, que sustentava uma outra teoria a da geração espontânea, que preconizava a existência de uma força vital no ar, responsável pelo surgimento de novas formas de vida no meio fermentativo. Estudando a degradação do vinho, um produto de alto valor e interesse comercial da França desde aquela época, L. Pasteur (1822-1895) percebeu que o seu aquecimento por pouco minutos entre 50 e 55oC, na ausência de ar, permitia sua conservação. A partir da publicação desse trabalho em 1870, Pasteur e colaboradores desenvolveram extensa pesquisa na área de imunologia contribuindo significativamente para a consolidação da teoria patogênica com base na ação microbiana, que repercutiu no desenvolvimento de vacinas.

Refletindo sobre o processo de produção e armazenamento do Mix, discuta uma possível relação entre a ausência de aditivos químicos nesse produto e as baixas temperaturas de sua produção e armazenagem.

 

Voltar         Avançar


| considerações sobre pureza | misturas e composição nutricional |
as noções de natural e químico em conflito | considerções finais | referências |

 

L@PEQ
© - 2000 Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química
Atualizado em 21/12/2000