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Pudemos observar através de embalagens e panfleto de propaganda que o conhecimento científico está decisivamente presente no cotidiano das pessoas, influenciando no padrão de consumo e condicionando a formação de uma visão de mundo. Em particular, no caso da Química área do conhecimento voltada para as propriedades, transformações e estrutura dos materiais- é necessário desmistificar falsas oposições como entre natural e químico, para que conceitos importantes como pureza, mistura, composição possam ser trabalhados a partir de um contexto significativo para o estudante, sem no entanto abandoná-lo no senso comum, altamente influenciado pelas culturas não científicas. É na operação desses conceitos sobre atividades concretas como analisar os rótulos de embalagens que se tem oportunidade de negociar significados entre termos que são próprios da cultura científica e do senso comum dos estudantes. Um desafio atual para o professor de Ciências é sustentar perante os alunos a necessidade de sua aproximação da cultura científica, organizando além das situações de transição, onde senso comum e conhecimento científico se façam presentes, outras onde se possa prepará-los para as necessárias rupturas cognitivas. Esse desafio apesar de atual, não é novo, pois os problemas de ensino de ciências são como outros de fundo histórico, que se recolocam sempre que não são solucionados. Com base em nossa discussão sobre rotulagem, organize uma nova atividade onde se utilize esse recurso com o objetivo de preparar o aluno para agir como cidadão consumidor e simultaneamente desenvolva conceitos científicos que você julga importantes para sua formação.
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| considerações
sobre pureza | misturas e composição nutricional
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L@PEQ |