Ensino de Química Mestrado Barra%2001-animada.gif (4491 bytes)

CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA

Irene Cristina de Mello

Data da defesa: 13/12/96

Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT      

Cidade: Cuiabá     Estado:   Mato Grosso

Orientador:  Attico Inácio Chassot

 

Resumo

Este trabalho investigou o ensino da classificação periódica dos elementos químicos, no ensino médio, por meio da análise da realidade deste ensino, da descrição de um ideal e da apresentação de uma proposta para um possível ensino deste conhecimento.

A análise da realidade foi realizada através dos livros-didáticos de química, adotados em 1995 e de entrevistas com os professores e as professoras da rede pública e particular de ensino. Na descrição de um ensino da tabela periódica ideal apresento utopias envolvendo este conhecimento, embasadas a partir do estudo da construção histórica deste saber, bem como da realidade analisada.

Os resultados que esta investigação tornou evidente, permitiram concluir que o ensino da tabela periódica na sua realidade é guiado pelo livro-texto e a ação docente é um obstáculo ao aprendizado deste assunto. A proposta que esta investigação apresenta concebe a história da tabela periódica como a dimensão básica deste conhecimento e, portanto, necessária de ser contemplada na atividade pedagógica com a química.

 

Capítulos da Dissertação

1- Introdução

2- Desenvolvimento Histórico da Construção da Tabela Periódica

3- Importância e Uso da Tabela Periódica

4- Investigando o Ensino da Tabela Periódica:  o Real

5- O Ensino da Tabela Periódica:   o Ideal

6- Sobre o Como Ensinar a Tabela Periódica:  o Possível

7- Conclusão

8- Referências Bibliográficas

Anexos

Barra%2001-animada.gif (4491 bytes)   [Home]  [Apresentação]  [Pesquisa]  [Mato Grosso]   [Atividades]  [UFMT]   [Sites]                                                                

                                                                          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Orientador

barra de bolinhas.gif (1728 bytes)

Attico Inácio Chassot é Licenciado em Química (UFRGS) e Doutor em Ciências Humanas: Educação (UFRGS) - Professor Titular (aposentado) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Autor, entre outros, dos livros Catalisando Transformações na Educação (EDUNIJUI:1993), A Ciência através dos Tempos (Moderna:1994) e Pra que(m) é útil o Ensino? (EDULBRA:1995). Co-editor das revistas Química Nova na Escola e Epistéme

barra de bolinhas.gif (1728 bytes)

Voltar para o início da página