Mestrado
CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
Data da defesa: 13/12/96
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Cidade: Cuiabá Estado: Mato Grosso
Orientador: Attico Inácio Chassot
Resumo
Este trabalho investigou o ensino da classificação periódica dos elementos químicos, no ensino médio, por meio da análise da realidade deste ensino, da descrição de um ideal e da apresentação de uma proposta para um possível ensino deste conhecimento.
A análise da realidade foi realizada através dos livros-didáticos de química, adotados em 1995 e de entrevistas com os professores e as professoras da rede pública e particular de ensino. Na descrição de um ensino da tabela periódica ideal apresento utopias envolvendo este conhecimento, embasadas a partir do estudo da construção histórica deste saber, bem como da realidade analisada.
Os resultados que esta investigação tornou evidente, permitiram concluir que o ensino da tabela periódica na sua realidade é guiado pelo livro-texto e a ação docente é um obstáculo ao aprendizado deste assunto. A proposta que esta investigação apresenta concebe a história da tabela periódica como a dimensão básica deste conhecimento e, portanto, necessária de ser contemplada na atividade pedagógica com a química.
Capítulos da Dissertação
1- Introdução
2- Desenvolvimento Histórico da Construção da Tabela Periódica
3- Importância e Uso da Tabela Periódica
4- Investigando o Ensino da Tabela Periódica: o Real
5- O Ensino da Tabela Periódica: o Ideal
6- Sobre o Como Ensinar a Tabela Periódica: o Possível
7- Conclusão
8- Referências Bibliográficas
Anexos
[Home] [Apresentação]
[Pesquisa] [Mato Grosso]
[Atividades] [UFMT]
[Sites]
Attico Inácio Chassot é Licenciado em Química (UFRGS) e Doutor em Ciências Humanas: Educação (UFRGS) - Professor Titular (aposentado) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Autor, entre outros, dos livros Catalisando Transformações na Educação (EDUNIJUI:1993), A Ciência através dos Tempos (Moderna:1994) e Pra que(m) é útil o Ensino? (EDULBRA:1995). Co-editor das revistas Química Nova na Escola e Epistéme