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Como identificar um material?
Você observou, no experimento realizado no
laboratório, que o óxido de cobre se transforma em cobre, quando está presente o
carvão. Que critérios você utilizou para afirmar que o sólido formado era cobre? Que
critérios são utilizados para identificar um material?
Suponha que alguém lhe apresente dois anéis de metal, um de prata e um de ouro. Um
simples exame visual, revela que os materiais são diferentes. Contudo, se os dois anéis
de metal forem aparentemente muito semelhantes, na cor, no brilho e na dureza, como saber
se são iguais ou diferentes? Como fazer para distinguí-los, sem modificar-lhes a forma
ou danificá-los?
Este problema, ao que parece, é o mesmo que foi proposto, ao sábio grego Arquimedes,
pelo rei Heron de Siracusa. O rei desejava comprovar se uma certa coroa de ouro que
encomendara era de ouro puro mesmo.
Serão atribuídas às equipes, amostras de diferentes tamanhos, numeradas de 1 a 5, de
certo metal. Cada equipe, deverá determinar a massa e o volume da amostra recebida e em
seguida calcular o quociente massa/volume.
Esse quociente, representa a massa por unidade de volume do material e recebe o nome de DENSIDADE.
PROCEDIMENTO
- Determinação da massa
Usando a balança, determine a massa da amostra
atribuída à equipe. Anote na tabela de dados, na coluna referente à massa.
A equipe deverá fazer três determinações da massa da amostra e depois calcular o valor
médio (massa média) das medidas.
- Determinação do volume
Coloque água na proveta até uma altura suficiente
para cobrir a amostra. Leia o volume da água e anote na tabela como VOLUME INICIAL.
Incline o cilindro e introduza a amostra, deixando-a escorregar o mais
lentamente possível.
Isso é importante para que a água não espirre e para que a proveta não quebre. Anote
na tabela o VOLUME FINAL (água + amostra).
Calcule o volume da amostra:
V(amostra) = V(final) - V(inicial)
- Cálculo da densidade
Calcule o quociente da massa média pelo volume
médio.
Tabela 4
AMOSTRA |
MASSA |
VOLUME (mL) |
DENSIDADE (g/mL) |
Determinações |
(g) |
inicial |
final |
amostra |
massa/volume |
1a. |
|
|
|
|
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2a. |
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3a. |
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Valor médio |
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ANÁLISE DE DADOS
- Amostras de substâncias diferentes têm densidades diferentes?
- Compare os dados obtidos na experiência com os fornecidos na tabela
abaixo e decida se o metal com que trabalhou é um dos que estão nela relacionados:
Tabela 5
METAL |
DENSIDADE (g/cm3) |
Ferro |
7,86 |
Chumbo |
11,40 |
Alumínio |
2,70 |
Cobre |
8,96 |
Zinco |
7,14 |
Se você trabalhasse com amostras de massas
maiores do metal, o valor calculado para densidade seria outro? Justifique.
Investigue sobre o Princípio de Arquimedes.
A densidade do magnésio nas condições
ambientais é 1,7 g/cm3. Um cilindro graduado de 10 mL de capacidade
seria adequado para medir o volume de uma amostra de 50g desse metal?
A prata, nas condições ambientais, possui
densidade igual a 10,5 g/cm3. Pode ser de prata uma jarra de 2,0 kg
que ao ser mergulhada em água desloca um volume de 200mL? Justifique.
A densidade é uma das propriedades que permitem
identificar uma substância? Por quê?
Química em Tempo de Mudança Yvone Espiridião et,
al. |
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Temperatura
de Fusão
Uma outra propriedade utilizada na identificação
das substâncias é o ponto de fusão. Gelo, sal de cozinha e ferro, por exemplo, derretem
a temperaturas diferentes. Essa temperatura, em que um material sólido passa para o
estado líquido (fusão), é denominada ponto de fusão.
Preencha a tabela utilizando o seguinte critério:
funde facilmente, funde, não funde.
Tabela 6
Material |
Fusão |
Observações |
enxofre |
|
|
naftalina |
|
|
chumbo |
|
|
sal de
cozinha |
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estanho |
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cobre |
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CUIDADO:
AO MANIPULAR AS SUBSTÂNCIAS, MANTENHA-SE AFASTADO DA CHAMA
Coloque o fundo de lata com depressões sobre o anel
adaptado ao suporte universal.
Coloque uma pequena quantidade de cada um dos sólidos nas depressões existentes no tampo
da lata.
Ajuste a altura do anel de maneira que a chama da lamparina apenas encoste levemente na
lata.
Aqueça os sólidos durante cinco minutos e anote suas observações na tabela acima.
Abaixe o anel de forma a aumentar a intensidade do aquecimento e observe durante cerca de
cinco minutos. Anote suas observações.
Considerando os dados
registrados na tabela, responda:
O que você pode concluir sobre o comportamento de
substâncias diferentes quando submetidas a uma mesma intensidade de aquecimento?
Por que foi necessário modificar a posição do
anel durante o experimento?
O fato de algumas substâncias não terem fundido
significa que não fundiriam em nenhuma circunstância?
Levando em conta as observações feitas neste
experimento e as conclusões a que chegou no estudo sobre a densidade, você considera que
o estudo do ponto de fusão permitiria diferenciar uma substância de outra? Em caso
afirmativo, sugira um procedimento.
Os dados seguintes referem-se ao aquecimento de um
sólido até sua completa fusão:
Tabela 7
Tempo de aquecimento (s) |
Temperatura (° C) |
0 |
21 |
30 |
29 |
60 |
39 |
90 |
52 |
120 |
73 |
150 |
89 |
180 |
97 |
210 |
97 |
240 |
97 |
270 |
97 |
Construa um gráfico da temperatura em função do tempo
Quais informações a respeito do sólido podem ser obtidas pela
análise desse gráfico?
- Considere a tabela abaixo. Os dados foram coletados em experimentos
realizados sob pressão atmosférica de 1 atm:
Tabela 8
Substância |
Ponto de fusão (° C) |
Ponto de ebulição (° C) |
alumínio |
660 |
2467 |
água |
0 |
100 |
chumbo |
327 |
1744 |
cobre |
1083 |
2595 |
éter |
-116 |
35 |
ferro |
1535 |
3000 |
mercúrio |
-39 |
357 |
naftalina |
80 |
218 |
parafina |
54 |
390 |
zinco |
420 |
907 |
Entre os materiais relacionados:
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- quais são líquidos entre -20° C e 20° C?
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Livro: Interações e Transformações I
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