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Como identificar um material?

Você observou, no experimento realizado no laboratório, que o óxido de cobre se transforma em cobre, quando está presente o carvão. Que critérios você utilizou para afirmar que o sólido formado era cobre? Que critérios são utilizados para identificar um material?

Suponha que alguém lhe apresente dois anéis de metal, um de prata e um de ouro. Um simples exame visual, revela que os materiais são diferentes. Contudo, se os dois anéis de metal forem aparentemente muito semelhantes, na cor, no brilho e na dureza, como saber se são iguais ou diferentes? Como fazer para distinguí-los, sem modificar-lhes a forma ou danificá-los?

Este problema, ao que parece, é o mesmo que foi proposto, ao sábio grego Arquimedes, pelo rei Heron de Siracusa. O rei desejava comprovar se uma certa coroa de ouro que encomendara era de ouro puro mesmo.

Serão atribuídas às equipes, amostras de diferentes tamanhos, numeradas de 1 a 5, de certo metal. Cada equipe, deverá determinar a massa e o volume da amostra recebida e em seguida calcular o quociente massa/volume.

Esse quociente, representa a massa por unidade de volume do material e recebe o nome de DENSIDADE.

 

PROCEDIMENTO

  1. Determinação da massa

Usando a balança, determine a massa da amostra atribuída à equipe. Anote na tabela de dados, na coluna referente à massa.

A equipe deverá fazer três determinações da massa da amostra e depois calcular o valor médio (massa média) das medidas.

  1. Determinação do volume

Coloque água na proveta até uma altura suficiente para cobrir a amostra. Leia o volume da água e anote na tabela como VOLUME INICIAL.

Incline o cilindro e introduza a amostra, deixando-a escorregar o mais lentamente possível.

Isso é importante para que a água não espirre e para que a proveta não quebre. Anote na tabela o VOLUME FINAL (água + amostra).
Calcule o volume da amostra:

V(amostra) = V(final) - V(inicial)

  1. Cálculo da densidade
  2. Calcule o quociente da massa média pelo volume médio.

Tabela 4

AMOSTRA

MASSA

VOLUME (mL)

DENSIDADE (g/mL)

Determinações

(g)

inicial

final

amostra

massa/volume

1a.

         

2a.

         

3a.

         

Valor médio

         


ANÁLISE DE DADOS

  1. Amostras de substâncias diferentes têm densidades diferentes?
  2. Compare os dados obtidos na experiência com os fornecidos na tabela abaixo e decida se o metal com que trabalhou é um dos que estão nela relacionados:

Tabela 5

METAL

DENSIDADE (g/cm3)

Ferro

7,86

Chumbo

11,40

Alumínio

2,70

Cobre

8,96

Zinco

7,14

  1. Se você trabalhasse com amostras de massas maiores do metal, o valor calculado para densidade seria outro? Justifique.

  2. Investigue sobre o Princípio de Arquimedes.

  3. A densidade do magnésio nas condições ambientais é 1,7 g/cm3. Um cilindro graduado de 10 mL de capacidade seria adequado para medir o volume de uma amostra de 50g desse metal?

  4. A prata, nas condições ambientais, possui densidade igual a 10,5 g/cm3. Pode ser de prata uma jarra de 2,0 kg que ao ser mergulhada em água desloca um volume de 200mL? Justifique.

  5. A densidade é uma das propriedades que permitem identificar uma substância? Por quê?

Química em Tempo de Mudança Yvone Espiridião et, al.

 

 

Índex

 

 

Temperatura de Fusão

Uma outra propriedade utilizada na identificação das substâncias é o ponto de fusão. Gelo, sal de cozinha e ferro, por exemplo, derretem a temperaturas diferentes. Essa temperatura, em que um material sólido passa para o estado líquido (fusão), é denominada ponto de fusão.

Preencha a tabela utilizando o seguinte critério: funde facilmente, funde, não funde.

Tabela 6

Material

Fusão

Observações

enxofre

   

naftalina

chumbo

      

sal de cozinha

         

estanho

       

cobre

     

CUIDADO: AO MANIPULAR AS SUBSTÂNCIAS, MANTENHA-SE AFASTADO DA CHAMA

Coloque o fundo de lata com depressões sobre o anel adaptado ao suporte universal.

Coloque uma pequena quantidade de cada um dos sólidos nas depressões existentes no tampo da lata.

Ajuste a altura do anel de maneira que a chama da lamparina apenas encoste levemente na lata.

Aqueça os sólidos durante cinco minutos e anote suas observações na tabela acima.

Abaixe o anel de forma a aumentar a intensidade do aquecimento e observe durante cerca de cinco minutos. Anote suas observações.

Considerando os dados registrados na tabela, responda:

  1. O que você pode concluir sobre o comportamento de substâncias diferentes quando submetidas a uma mesma intensidade de aquecimento?

  2. Por que foi necessário modificar a posição do anel durante o experimento?

  3. O fato de algumas substâncias não terem fundido significa que não fundiriam em nenhuma circunstância?

  4. Levando em conta as observações feitas neste experimento e as conclusões a que chegou no estudo sobre a densidade, você considera que o estudo do ponto de fusão permitiria diferenciar uma substância de outra? Em caso afirmativo, sugira um procedimento.

  5. Os dados seguintes referem-se ao aquecimento de um sólido até sua completa fusão:

Tabela 7

Tempo de aquecimento (s)

Temperatura (° C)

0

21

30

29

60

39

90

52

120

73

150

89

180

97

210

97

240

97

270

97

 

  1. Construa um gráfico da temperatura em função do tempo
  2. Quais informações a respeito do sólido podem ser obtidas pela análise desse gráfico?
  1. Considere a tabela abaixo. Os dados foram coletados em experimentos realizados sob pressão atmosférica de 1 atm:

Tabela 8

Substância

Ponto de fusão (° C)

Ponto de ebulição (° C)

alumínio

660

2467

água

0

100

chumbo

327

1744

cobre

1083

2595

éter

-116

35

ferro

1535

3000

mercúrio

-39

357

naftalina

80

218

parafina

54

390

zinco

420

907

Entre os materiais relacionados:

  1. quais são líquidos à temperatura ambiente (25° C)?
  2. quais são líquidos entre -20° C e 20° C?
  3. quais são sólidos entre 500° C e 1000° C?
  4. quais são gasosos a 400° C?

Livro: Interações e Transformações I

 

Obtenção dos Material              Corrosão


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© - 2000 Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química
Atualizado em 01/06/2000