Índice

 

Corrosão

Grande parte do ferro produzido nas indústrias siderúrgicas é perdida ao longo do tempo, porque o ferro, em determinadas condições, sofre corrosão.

A ferrugem é constituída por óxido de ferro (III), entre outras substâncias. Assim, um meio de recuperar o ferro corroído é a reciclagem, ou seja, submeter a sucata ao processo do alto-forno, estudado anteriormente.

Outros metais, como o alumínio e o zinco, também interagem com o oxigênio do ar. No entanto, os óxidos e outros materiais formados nesse processo recobrem a superfície desses metais, impedindo que a corrosão se estenda. Esta propriedade é utilizada para proteção do alumínio, revestindo o metal com fina camada de seu óxido que se incorpora à sua superfície.

Há ainda metais, como o ouro e a platina, que não apresentam sinais de transformação, mesmo quando expostos ao ar e à umidade por longo período. Isso pode ser exemplificado pelo fato de esses metais serem encontrados na natureza como substâncias simples.

O processo de corrosão do ferro pode ser controlado a partir do estudo dos fatores que influenciam no enferrujamento.

 

PROCEDIMENTO

Umedeça um tubo de ensaio e coloque dentro uma pequena mecha de esponja de aço. Com o auxílio de um bastão de vidro, distribua-a até que ocupe cerca de 1/3 do comprimento do tubo (tubo 1).

Coloque água em uma placa de Petri de maneira a quase preenchê-la.

Coloque um tubo (tubo 2), vazio e invertido, numa placa de Petri contendo água.

Repita o procedimento indicado para o tubo 1, agora com a placa de Petri vazia (tubo 3).

Anote em seu caderno as características iniciais dos sistemas. Deixe os tubos de ensaio, sem tocar, até a próxima aula, quando serão registradas as observações referentes ao estado final dos sistemas.

Analisando os dados registrados no experimento e os fatos observados por você em sua vida diária, responda às seguintes questões:

  1. Foi observada alteração na esponja de aço utilizada no tubo 1? E no tubo 3?

  2. O que ocorreu com o nível da água no tubo 1 e no tubo 2? Tente explicar o que observou.

  3. Levando-se em conta as suas respostas às questões 1 e 2, que materiais teriam interagido dando origem à ferrugem?

  4. Levando em conta que a ferrugem é constituída, em grande parte, por óxido de ferro (III) hidratado (Fe2O3.nH2O - n significa que o número de partículas de água é variável), e lembrando que, no experimento, o tubo foi inicialmente umedecido, escreva a equação que representa a formação da ferrugem.

  5. O estudo dos fatores que influenciam no enferrujamento possibilita propor meios de retardá-lo. Assim, quais seriam as suas atitudes que, com base no experimento realizado, você acredita que fossem capazes de retardar o enferrujamento.

Livro: Interações e Transformações I

 

 

Identificação dos Materiais              Corrosão do Ferro


[Importância econômica] [Obtenção dos Materiais] [Idenficação dos Materiais] [Corrosão
[Enferrujamento] [Opicional-Galvanização] [Poluição] [Bibliografia]

© - 2000 Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química
Atualizado em 01/06/2000