Comunicações Orais
TÍTULO |
AUTOR |
|
CO-01 | Calendários menstruais: a etnomatemática das mulheres |
Silvia Regina Silva Ribeiro |
CO-02 | Etnia, Raça e Desigualdade Educacional: Uma abordagem Etnomatemática no Ensino Médio noturno |
Vera Lucia da Silva Halmeschlager |
CO-03 | A geometria na construção da Takãra |
Adailton Alves da Silva |
CO-04 | Etnomatemática e Formação de professores: desafios e perspectivas na construção de uma Etnopedagogia. |
Jane Bittencourt |
CO-05 | O jogo de Gamão como ferramenta pedagógica. |
Marco Aurélio Cury |
CO-06 | Escola, Aluno, Saberes: Subsídios para repensar o currículo a partir da Etnomatemática. |
Valter Soares Bonfim |
CO-07 | Etnomatemática e Cooperativismo |
John A. Fossa, Ph.D. |
CO-08 | A Etnomatemática na Formação do Professor – o caso das paneleiras capixabas. |
Ana Lúcia Kaniski. |
CO-09 | Matemática e o capital: globalização e industrialização. |
Manoel L. C. Teixeira Suely da Silva Rodrigues. |
CO-10 | Espacialidades: um estudo Etnomatemático. |
Sônia Maria Clareto |
CO-11 | Reflexões sobre Etnomatemática e a questão da significação na Educação Matemática de Jovens e Adultos. |
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca |
CO-12 | A Educação Matemática de Jovens e Adultos e suas conexões com produtos da Mídia: Um Estudo Etnomatemático |
Fernanda Wanderer |
CO-13 | O re-conhecimento do saber “etno” e a sala de aula do educando adulto |
Regina Célia Santiago do Amaral Carvalho |
CO-14 | Traços da Cultura Árabe nas Obras de Malba Tahan. |
Cristiane Coppe de Oliveira |
CO-15 | EMIL ODEBRECHT: um "olhar matemático" sobre as descrições em seu diário na expedição para o oeste catarinense em 1863. |
Dra.Maria Salett Biembengut Maricélia Soares |
CO-16 | A articulação da família na Aprendizagem da Matemática. |
Adriana C. M. Marafon |
CO-17 | A escola da matemática e a escola do samba: um estudo etnomatemático em torno do carnaval carioca. |
Márcio de Albuquerque Vianna |
CO-18 | Matemática escolar e práticas sociais no cotidiano da vila Fátima: um estudo etnomatemático. |
Cláudio José de Oliveira |
CO-19 | A Formação Matemática dos Professores de Educação Infantil |
Elaine Sampaio Araujo Manoel Oriosvaldo de Moura José Tavares |
CO-20 | Uma análise que professoras das séries iniciais fazem da matemática que ensinam |
Carmen Cecilia Schmitz |
CO-21 | Interpretação de gráficos por alunos da 8ª série de diferentes redes de ensino. |
Liliane Maria Teixeira de Lima Roseline Nascimento da Silva. |
CO-22 | Matemática e mediação |
Maurício Machado Galvão |
CO-23 | Resolução de Problema Matemático através da Etnomatemática. |
Natália Miranda Pedro Paulo Scandiuzzi |
CO-24 | Inter-relações, diversidade, contextualização e experimentação através do hipertexto |
Carlos Gustavo Marcante Guerra |
CO-25 | Espacialidades: um estudo Etnomatemático |
Sônia Maria Clareto |
CO-26 | Dois Estudos Etnomatemáticos na iniciação científica da UNESP/Rio Claro |
Luciane Chiodi Jucelene Gimenes Chateaubriand Nunes Amancio Marcelo C. Borba |
CO-27 | Etnomatemática como veículo para execução dos parâmetros |
Rosa M. Mazo Reis |
CO-28 | Educação Matemática e Exclusão Social: uma proposta de tratamento diferenciado para realidades desiguais. |
Josias Alves de Melo Filho |
CO-29 | Olhando barcos, vendo matemática |
John A. Fossa, Ph.D. Isabel Cristina R. de Lucena |
CO-30 | Matemática na escola e na fábrica por trabalhadores metalúrgicos |
Elisabete Zardo Búrigo |
CO-31 | O processo extrativo de carvão e os conceitos matemáticos |
Ademir Damazio |
CO-32 | Uma etnopedagogia para a etnomatemática |
Valdemar Vello |
CO-33 | Nó borromeano:Matemática-EducaçãoMatemática- Etnomatemática |
José Roosevelt Dias |
CO-34 | Etnomatemática e Modelagem Matemática: Um Enfoque Antropológico |
Milton Rosa Daniel Clark Orey |
CO-35 | Modelagem matemática, cinema em sala de aula |
Antônio Paulo de Oliveira Elisabeth Conceição Sena Gonçalves Glaucia Cristina Fernandes Monticelli Maria Luisa Monteiro Osmar Mantovani Raquel Savaris |
CO-36 | Café: Aplicando etnomatemática e modelagem |
Cléa Mendes da Silva Marisa Ieda Arioli Del Conti Milton Rosa Regina Célia Vialta Rosângela Marisa Narciso Beraldo |
CO-37 | Vida, Cores e Matemática: As cores e o crescimento das Plantas |
Eliana das Neves Areas José Luis Domingues Maria Aparecida de Souza Maria Silvia Leite Zampieri Vânia Maria Franchi Padoveze |
CO-38 | Um Estudo Etnomatemático dos Quipus Incas |
Monia Andreia Tomieiro Bueno Chateaubriand Nunes Amancio |
CO-39 | Proporcionalidade e Arte em diferentes culturas, da Antigüidade ao Renascimento |
Fátima Suely Gonçalves Helenalda R. de S. Nazareth |
CO-40 | Calendário religioso maya y la aritmética módulo 13 y módulo 20 |
Dr. Leonel Morales Aldana |
CO-41 | As “contas” na vida de um Bairro |
Darlinda Moreira |
CO-42 | “Priscila, Antônio, Capoeirinha, Camila...” |
Mônica Mesquita |
CO-43 | Diferentes culturas, diferentes modos de entender o mundo |
Ana Maria Petraitis Liblik |
CO-44 | A Cultura de hortaliças e a matemática na comunidade de Gramorezinho: uma pesquisa em Etnomatemática |
Francisco de Assis Bandeira Bernadete Barbosa Morey, Dra. |
CO-45 | Etnomatemática dos moradores do bairro da serra no petar- parque estadual turístico do vale ribeira, no litoral sul do Estado de São Paulo. |
Ademir Donizeti Caldeira Denise M. Silva de Oliveira |
CO-46 | Etnomatemática: uma experiência em Aripuanã e Guarantã do Norte - Mato Grosso |
Celso Ferreira da Cruz |
CO-48 | Etnomatemática, Teatro, Música e Artesanato na Cultura Nordestina |
Margareth Creusa Santos Tolizano |
CO-49 | Del Quipu a la Yupana |
Oscar Pacheco Ríos |
CO-50 | Ethnogeometria |
Oscar Pacheco Ríos |