Comunicações Orais

 

TÍTULO

AUTOR

CO-01 Calendários menstruais: a etnomatemática das mulheres

Silvia Regina Silva Ribeiro

CO-02 Etnia, Raça e Desigualdade Educacional: Uma abordagem Etnomatemática no Ensino Médio noturno

Vera Lucia da Silva Halmeschlager

CO-03 A geometria na construção da Takãra

Adailton Alves da Silva

CO-04 Etnomatemática e Formação de professores: desafios e perspectivas na construção de uma Etnopedagogia.

Jane Bittencourt

CO-05 O jogo de Gamão como ferramenta pedagógica.

Marco Aurélio Cury

CO-06 Escola, Aluno, Saberes: Subsídios para repensar  o currículo a partir da Etnomatemática.

Valter Soares Bonfim

CO-07 Etnomatemática e Cooperativismo

John A. Fossa, Ph.D.

CO-08 A Etnomatemática na Formação do Professor – o caso das paneleiras capixabas.

Ana Lúcia Kaniski.

CO-09 Matemática e o capital: globalização e industrialização.

Manoel L. C. Teixeira

Suely da Silva Rodrigues.

CO-10 Espacialidades: um estudo Etnomatemático.

Sônia Maria Clareto

CO-11 Reflexões sobre Etnomatemática e a questão da significação na Educação Matemática de Jovens e Adultos.

Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca

CO-12 A Educação Matemática de Jovens e Adultos e suas conexões com produtos da Mídia: Um Estudo Etnomatemático

Fernanda Wanderer

CO-13 O re-conhecimento do saber “etno” e a sala de aula do educando adulto

Regina Célia Santiago do Amaral Carvalho

CO-14 Traços da Cultura Árabe nas Obras de Malba Tahan.

Cristiane Coppe de Oliveira

CO-15 EMIL ODEBRECHT:  um "olhar matemático" sobre as descrições em seu diário na expedição para o oeste catarinense em 1863.

Dra.Maria Salett Biembengut

Maricélia Soares

CO-16 A articulação da família na Aprendizagem da Matemática.

Adriana C. M. Marafon

CO-17 A escola da matemática e a escola do samba: um estudo etnomatemático em torno do carnaval carioca.

Márcio de Albuquerque Vianna

CO-18 Matemática escolar e práticas sociais no cotidiano da vila Fátima: um estudo etnomatemático.

Cláudio José de Oliveira

CO-19 A Formação Matemática dos Professores de Educação Infantil

Elaine Sampaio Araujo

Manoel Oriosvaldo de Moura

José Tavares

CO-20 Uma análise que professoras das séries iniciais fazem da matemática que ensinam

Carmen Cecilia Schmitz

CO-21 Interpretação de gráficos por alunos da 8ª série de diferentes redes de ensino.

Liliane Maria Teixeira de Lima

Roseline Nascimento da Silva.

CO-22 Matemática e mediação

Maurício Machado Galvão

CO-23 Resolução de Problema Matemático através da Etnomatemática.

Natália Miranda

Pedro Paulo Scandiuzzi

CO-24 Inter-relações, diversidade, contextualização e experimentação através do hipertexto

Carlos Gustavo Marcante Guerra

CO-25 Espacialidades: um estudo Etnomatemático

Sônia Maria Clareto

CO-26 Dois Estudos Etnomatemáticos na iniciação científica da UNESP/Rio Claro

Luciane Chiodi

Jucelene Gimenes

Chateaubriand Nunes Amancio

Marcelo C. Borba

CO-27 Etnomatemática como veículo para execução dos parâmetros

Rosa M. Mazo Reis

CO-28 Educação Matemática e Exclusão Social: uma proposta de tratamento diferenciado para realidades desiguais.

Josias Alves de Melo Filho

CO-29 Olhando barcos, vendo matemática

John A. Fossa, Ph.D.

Isabel Cristina R. de Lucena

CO-30 Matemática na escola e na fábrica por trabalhadores metalúrgicos

Elisabete Zardo Búrigo

CO-31 O processo extrativo de carvão e os conceitos matemáticos

Ademir Damazio

CO-32 Uma etnopedagogia para a etnomatemática

Valdemar Vello

CO-33 Nó borromeano:Matemática-EducaçãoMatemática- Etnomatemática

José Roosevelt Dias

CO-34 Etnomatemática e Modelagem Matemática: Um Enfoque Antropológico

Milton Rosa

Daniel Clark Orey

CO-35 Modelagem matemática, cinema em sala de aula

Antônio Paulo de Oliveira

Elisabeth Conceição Sena Gonçalves

Glaucia Cristina Fernandes Monticelli

Maria Luisa Monteiro

Osmar Mantovani

Raquel Savaris

CO-36 Café: Aplicando etnomatemática e modelagem

Cléa Mendes da Silva

Marisa Ieda Arioli Del Conti

Milton Rosa

Regina Célia Vialta

Rosângela Marisa Narciso Beraldo

CO-37 Vida, Cores e Matemática: As cores e o crescimento das Plantas

Eliana das Neves Areas

José Luis Domingues

Maria Aparecida de Souza

Maria Silvia Leite Zampieri

Vânia Maria Franchi Padoveze

CO-38 Um Estudo Etnomatemático dos Quipus Incas

Monia Andreia Tomieiro Bueno

Chateaubriand Nunes Amancio

CO-39 Proporcionalidade e Arte em diferentes culturas, da Antigüidade ao Renascimento

Fátima Suely Gonçalves

Helenalda R. de S.  Nazareth

CO-40 Calendário religioso maya y la aritmética módulo 13 y módulo 20

Dr. Leonel Morales Aldana

CO-41 As “contas” na vida de um Bairro

Darlinda Moreira

CO-42 “Priscila, Antônio, Capoeirinha, Camila...”

Mônica Mesquita

CO-43 Diferentes culturas, diferentes modos de entender o mundo

Ana Maria Petraitis Liblik

CO-44 A Cultura de hortaliças e a matemática na comunidade de Gramorezinho: uma pesquisa em Etnomatemática

Francisco de Assis Bandeira

Bernadete Barbosa Morey, Dra.

CO-45 Etnomatemática dos moradores do bairro da serra no petar- parque estadual turístico do vale ribeira, no litoral sul do Estado de São Paulo.

Ademir Donizeti Caldeira

Denise M. Silva de Oliveira

CO-46 Etnomatemática: uma experiência em Aripuanã e Guarantã do Norte - Mato Grosso

Celso Ferreira da Cruz

CO-48 Etnomatemática, Teatro, Música e Artesanato na Cultura Nordestina

Margareth Creusa Santos Tolizano

CO-49 Del Quipu a la Yupana

Oscar Pacheco Ríos

CO-50 Ethnogeometria

Oscar Pacheco Ríos